Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Elias e Os Profetas de Baal



Texto base: 1Reis 18
Versículo para decorar: " Espero só em Deus, porque Ele é a minha esperança." Salmos 62:5
Música: "Eu só confio no Senhor"


História
O Rei Acabe estava ficando desesperado. Perto do seu palácio, a terra estava seca. Então ele chamou seu servo e disse:
"_ Obadias, eu e você devemos procurar ao redor das fontes ou ao redor de toda a margem do rio algum lugar que sirva para os animais pastarem. Se não encontrarmos nada, teremos de matá-los." Obadias tinha começado a procurar quando se encontrou com o profeta Elias.
O servo curvou-se diante dele e disse:
"_ É você mesmo?"Elias respondeu:
"_ Sim, sou eu mesmo.
Quero que você leve uma mensagem ao rei. Diga a ele que estou aqui." Obadias respondeu, com receio:
"_ Oh, não me peça pra fazer isso! O rei está muito bravo com você. Se eu lhe disser que você está aqui e você for embora, o rei me matará. Eu já arrisquei minha vida escondendo os profetas da rainha Jezebel
. Eu os levei a cavernas secretas e os sustentei, levando comida e água. Não me peça para fazer algo ainda mais perigoso."
Mas Elias insistiu:
"_ Estarei aqui esperando pelo rei Acabe. Vá e diga a ele que quero vê-lo."

Obadias correu e levou a notícia. Logo, Acabe chegou furioso, procurando pelo profeta que tanto desprezava.
Ele gritou:
"_ Aí está você! O pior encrenqueiro de Israel!"

Elias respondeu:
"_ Não sou eu o encrenqueiro. É você. Foi você que desobedeceu a Deus e passou a adorar a Baal. Agora venha ao monte Carmelo com todos os profetas de Baal e você verá quem é o verdadeiro Deus de Israel."


O Torneio no Monte Carmelo


Acabe aceitou o desafio e ordenou que todo o povo de Israel fosse assistir ao torneio entre Elias e os profetas de Baal.
Elias disse á multidão:
"_ Hoje vocês decidirão qual deus irão adorar. Aqui estão 450 p
rofetas de Baal. Eles irão sacrificar um touro. Eu sou o único profeta do Deus de Israel e sacrificarei outro touro. Então, cada parte irá clamar para que o seu deus mande fogo e queime o sacrifício. Aquele cujo deus responder enviando o fogo, será o vencedor, ou seja, o seu deus será o único a ser adorado."

Os profetas de Baal prepararam seu altar para o sacrifício. O sol estava forte quando eles começaram a clamar para que o fogo se acendesse. Quando a tarde começou, suas orações ficaram mais altas e as suas danças mais selvagens. Mas o fogo não veio.

Elias até disse brincando: "_ Gritem mais alto. Quem sabe o seu deus não está dormindo, ou ocupado com alguma coisa? Ás vezes está distraído."
Mas nada aconteceu.

Então Elias disse:

"_ Agora vejam!"
Ele foi e restaurou um altar antigo usando doze pedras - representando as doze tribos de Israel. Ele cavou em volta do altar e colocou lenha. Depois, ele pediu aos servos que molhassem o altar com bastante água, em cima e ao redor, até pingar!
A lenha ficou até encharcada de tanta água! Como o fogo iria se acender com tanta água ali?

Então Elias orou:
"_ Óh Senhor Deus, prova agora que só Tu és o Deus de Israel e que eu sou o seu profeta!"

Então, fogo desceu do céu, queimando o sacrifício, a lenha e as pedras. Até a água que estava ao redor do altar foi tocada pelo fogo e a terra ficou levemente queimada!

As pessoas gritavam: "_ O Senhor é Deus!"

Elias ordenou que o povo se livrassem dos falsos profetas e o povo aprendeu a lição.

Oração
"Amado Deus, que todas as pessoas vejam o Seu Poder e te adorem."

Atividades

0 comentários:

Postar um comentário